banner1.png

Cursos abertos / Online ou Presencial

★★★★★

Integrado de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil na Administração Pública

Abordagem prática, explorando vários estudos de casos polêmicos com ênfase no MCASP

ONLINE E AO VIVO
CARGA HORÁRIA: 16h
zoom.png
VIA ZOOM PROFISSIONAL
Paulo Silvio.jpg

Prof. Paulo Silvio de Faria: Atuou como Chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias das Forças Armadas - Exército Brasileiro. Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finança. 

Investimento no

curso Online:

R$ 1.490,00

+ Informações

EAD com aulas “ao vivo”, realizado em forma de web conferência, utilizando a plataforma Zoom Profissional. Aulas em tempo real com dias e horários pré-agendados, de acordo com a disponibilidade do contratante. Nessa plataforma haverá interatividade entre Professor e alunos, por meio de vídeo e áudio.

O acesso à plataforma será realizado mediante login e senha exclusivo a cada participante do treinamento.

zoom_edited_edited.png

Turma 01 - MAR:

Data:

22, 23, 24 e 25 mar 22

Horário:

14h00 às 18h00

zoom_edited_edited.png

Turma 02 - JUN:

Data:

21, 22, 23 e 24 jun 22

Horário:

08h30 às 12h30

zoom_edited_edited.png

Turma 03 - SET:

Data:

12, 13, 14 e 15 set 22

Horário:

14h00 às 18h00

zoom_edited_edited.png

Turma 04 - DEZ:

Data:

12, 13, 14 e 15 dez 22

Horário:

08h30 às 12h30

Sobre o Curso:

Para que a Administração obtenha o dinamismo necessário e o perfeito desempenho de suas atividades, nas áreas orçamentária, financeira, patrimonial e contábil, e por se tratarem de áreas da mais alta importância para a gestão de recursos públicos, é impositiva a busca da permanente capacitação e aprimoramento dos servidores.

O que você aprenderá:

  • A ter uma visão integrada do desencadeamento do processo de execução orçamentária e financeira.

  • Conhecer informações atualizadas e seguras indispensáveis ao bom desempenho das atividades de execução e de gestão.

  • Evidenciar os reflexos das atividades de material e patrimônio na execução contábil e financeira. Depreciação e Reavaliação (NBCT 16.9 e 16.10).

Público-alvo:

Administradores e gestores de recursos públicos; servidores lotados nas áreas de contabilidade , orçamento, finanças, materiais, patrimônio e controle interno, nas esferas Federal, Estadual e Municipal dos três Poderes.

Acesse o conteúdo programático clicando aqui:


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Conceito; Estrutura e Princípios; Características e atividades dos Órgãos Públicos; Serviços Públicos; OSCIP`S, OSS e Sistema S. SISTEMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL; Planejamento e de Orçamento federal; Administração Financeira Federal; Contabilidade Federal; e Controle Interno do Poder Executivo. ORÇAMENTO PÚBLICO: Conceito; Evolução do orçamento; Princípios orçamentários; Comparação com o orçamento tradicional; Processo Legislativo; Ciclos orçamentário e financeiro.
PEÇAS ORÇAMENTÁRIAS-LDO-PPA-LOA: Conceitos, Estrutura, Características, Princípios, Diretrizes e Finalidades. CLASSIFICAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS:
Institucional; Funcional Programática; Econômicas; Receitas e Despesas; Consolidação das Contas Públicas, Portaria Interministerial nº 163 MP/STN /2001 e Manual de Contabilidade Aplicada ao Serviço Público-MCASP. Conceitos de Material Permanente x Material de Consumo, Serviços de Terceiros x Material de Consumo e Obras e Instalações x Serviços de Terceiros.
ESTUDO DE CASO-DISCUSSÃO DE ASSUNTOS POLÊMICOS: Impropriedades encontradas nas classificações orçamentárias. MOVIMENTAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS: Distinção entre crédito e numerário; Descentralização interna e externa; Créditos Adicionais e suas características; Estágios da Despesa. UTILIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS:
Pré-empenho. Estágios da despesa. CONTROLE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA:
Controles Prévio, Concomitante e Subseqüente; Responsabilidades; Dotação, Destaque e Provisão. PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA: Exercício Financeiro; Conceito e atribuições do Órgão Setorial; Cota; Repasse e Sub-Repasse. DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES: Conceito, ocorrência e formalização. Exceções. RESTOS A PAGAR: Inscrição; Classificação; Liquidação e Direito do Credor. ESTUDO DE CASO - DISCUSSÃO DE ASSUNTOS POLÊMICOS: Impropriedades na inscrição de restos a pagar. REFLEXOS DAS ÁREAS DE MATERIAL E PATRIMÔNIO Incorporações orçamentárias e extra-orçamentárias ; RMA e RMB; Doação, Cessão e Transferência; Comodato de Bens; Tipos de Recebimento; Depreciação e Reavaliação (NBCT 16.9 e 16.10); Inventários: Conceitos e finalidades; Fiscal e Gestor de Contrato.
SUPRIMENTO DE FUNDOS (ADIANTAMENTOS): Conceito; Realização e Concessão; Controle e Prestação de Contas; Cartão de Pagamento e suas condicionantes. CONTROLE INTERNO E EXTERNO: Preceitos Constitucionais; Organização e competências nas três esferas e nos três Poderes. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF):
Limites, prazos e restrições.





Conteúdo Programático:

Formas de Pagamento:

O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto ou transferência bancária:

  • Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1

  • Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)

Para pessoas físicas, estão disponíveis as opções de pagamento via Cartão de crédito e PicPay.