637154.jpg

Pesquisa de Preços para aquisição de bens e contratação de serviços na Administração Pública

de acordo com as diretrizes trazidas pela nova Lei Geral de Licitações (14.133/2021) e pela IN 65/2021 

Apresentação:

Este curso visa preparar os agentes públicos para a realização das atividades de pesquisa de mercado, definição do preço de referência dos processos licitatórios e na negociação da contratação pública em geral, de acordo com as normas legais, jurisprudências do TCU e ferramentas do Portal de Compras Governamentais.

O que você aprenderá:

Normas legais e jurisprudências do Tribunal de Contas da União (TCU) relativas ao tema em questão. 

>>

Utilizar as ferramentas disponíveis no Portal de Compras Governamentais, o Comprasnet 4.0.

>>

Realizar atividaes práticas de pesquisa de mercado, definição de preço de referência dos processos de licitação e a negociação que envolve a contratação pública em geral.

>>

Valor por participante para inscrições de 4 ou 5 alunos.

O aluno receberá o link para acessar a sala de aula virtual, via e-mail, um dia útil anterior a data de início do treinamento

Investimento:

R$ 1.490,00

Valor por participante.

O aluno receberá o link para acessar a sala de aula virtual, via e-mail, um dia útil anterior a data de início do treinamento

R$ 1.340,00

Valor por participante para inscrições de 2 ou 3 alunos.

O aluno receberá o link para acessar a sala de aula virtual, via e-mail, um dia útil anterior a data de início do treinamento

R$ 1.260,00

ou

ou

Valores para mais participantes, envie uma mensagem para nosso whatsapp, clicando aqui!

Clique aqui e acesse 

descontos para grupos

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

Online & Ao Vivo

Turma em breve

INSCREVA-SE

Baixar informações em PDF

Carga Horária

15 horas

Ministrante

Vinicius Martins

Gerente de Licitações da VALEC, Engenharia, Construções e Ferrovias, S.A. Atuou como Coordenador de Administração e Chefe de Compras do Hospital Federal do Andaraí e Chefe da Divisão de Licitações do Departamento de Gestão Hospitalar.

Investimento

para uma inscrição:

R$ 1.490,00

 

Datas e Horários das turmas:

Turma 01:
Data em breve

08h00 às 13h00

Vantagens:

credib.png

Credibilidade

30 anos do Instituto Esafi, auxiliando mais de 50 mil servidores públicos a tomar decisões de forma segura.

Professores

Aprenda com quem tem experiência. Nossos Professores, assim como você, também são servidores públicos.

prof.png
intera.png

Interação

Converse em tempo real com o Professor e colegas, trocando experiências e esclarecendo todas suas dúvidas.

zoom.png

Via ZOOM

Utilizamos uma das plataformas mais seguras e que foi amplamente utilizada durante a Pandemia de 2020.

Formas de Pagamento:

O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto ou transferência bancária para as seguintes contas:
         
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
         
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Para pessoas físicas, estão disponíveis as opções de pagamento via
Cartão de crédito e PicPay.

Dados da Esafi para emissão de empenho:

Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
Av. Rio Branco, 1765, Salas 05 e 06 - Praia do Canto, Vitória, ES

CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7

"Estamos cadastrados no SICAF"

Ministrante:

VINICIUS MARTINS

Gerente de Licitações da VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pelo CEFET/RJ; Mestre em Gestão e Estratégia e Graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Especialista em Pregão Eletrônico e em Formação de Gestores de Contratos.  Servidor Federal do Ministério da Saúde, atuou como Subsecretário de Compras e Suprimentos, como Subsecretário da Secretaria Municipal de Saúde e como Subsecretário de Auditoria Interna da Prefeitura Municipal de São Gonçalo/RJ. Também exerceu as funções de Coordenador de Administração e Chefe de Compras do Hospital Federal do Andaraí; Chefe da Divisão de Licitações do Departamento de Gestão Hospitalar, Presidente de Comissão de Licitação e Pregoeiro do Hospital Federal da Lagoa. Atua como Professor de MBA e Cursos de Extensão em Licitações e Contratos, com ênfase em Pregão Eletrônico e na Formação de Pregoeiros, agentes da área de Suprimentos, Gestores e Fiscais de Contratos.

Público-alvo:

Pregoeiros, compradores públicos, fiscais, gestores de contratos, e demais servidores que atuam na logística pública. 

Conteúdo programático:

 

VISÃO SISTÊMICA DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA:

  • Conceito e finalidade de Licitação;

  • Breve histórico da Licitação após a Constituição Federal de 1988;

  • Governança das contratações públicas, de acordo com a Lei nº 14.133/2021; 

  • Modalidades de Licitação, de acordo com a Lei nº 14.133/2021;

  • Critérios de Julgamento, de acordo com a Lei nº 14.133/2021;

  • Fases da Contratação Pública, de acordo com a Lei nº 14.133/2021;

  • Noções de Estudos Preliminares e Mapa de Riscos;

  • Noções de Sistema de Registro de Preços;

  • Repercussões das inovações da Lei nº 14.133/2021.

 

PESQUISA DE MERCADO E ESTIMATIVA DO PREÇO DE REFERÊNCIA:

  • A importância da pesquisa de mercado nas contratações públicas;

  • Diferença de pesquisa de mercado e pesquisa de preços;

  • Como realizar a pesquisa de mercado, de acordo com a Lei nº 14.133/2021;

  • Falhas mais frequentes na pesquisa de mercado;

  • Posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preço;

  • Instrução Normativa nº 65 de 7 de julho de 2021;

  • Instrução Normativa nº 73 de 5 de agosto de 2020;

  • Pesquisa de mercado e de preços para contratações diretas, de acordo com a Lei nº 14.133/2021;

  • Pesquisa de mercado e de preços para contratações diretas, de acordo com as INs 65/2021 e 73/2020;

  • Principais fontes de pesquisa de mercado; 

  • Valor estimado x valor máximo aceitável;

  • Orçamento sigiloso, conforme o Decreto nº 10.024/2019 e na Lei nº 14.133/2021;

  • Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF como apoio na pesquisa de mercado;

  • Os benefícios das ME’s e EPP’s nas licitações e a importância da pesquisa de mercado para o adequado atendimento da LC 123/06 e suas atualizações.

NEGOCIAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:

  • A necessidade de negociar as contratações públicas;

  • A importância do conhecimento das normas legais para a efetiva negociação; 

  • A importância do agente de contratação como negociador da administração pública;

  • A obrigatoriedade do pregoeiro em negociar os lances finais do pregão, conforme o Decreto nº 10.024/2019;

  • Estratégias de negociação na licitação;

  • A importância da área demandante no processo de negociação;

  • Verificação dos itens que merecem maior atenção nos certames;

  • Análise do comportamento do mercado;

  • A importância de uma adequada pesquisa de mercado na fase de planejamento da contratação e no momento da contratação;

  • A viabilidade de negociação de cláusulas contratuais;

  • A negociação aplicada às licitações por Sistema de Registro de Preços;

  • Renegociação de Atas de Registro de Preços e de Contratos;

  • Formas de diligência das propostas conforme a IN nº. 05/2017-SEGES/MPDG;

  • Formas de diligência das propostas conforme a Lei nº 14.133/2021.

 

PRÁTICA DE PESQUISA DE MERCADO E NEGOCIAÇÃO NO PORTAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS:

  • Ambientação do Portal de Compras Governamentais;

  • Verificação das Atas das licitações na modalidade Pregão Eletrônico;

  • O SICAF como ferramenta para auxílio na pesquisa de mercado;

  • Prática de pesquisa de mercado, conforme as IN´s nº 65/2021 e 73/2020;

  • Simulação de pesquisa de mercado no sistema Painel de Preços;

  • Simulação de pesquisa de mercado pela ferramenta Pesquisa Textual de Editais;

  • Simulação de negociação entre pregoeiros e fornecedores na fase externa do pregão eletrônico, utilizando o chat do Portal de Compras Governamentais (COMPRASNET).