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Como realizar o Planejamento das Aquisições na Administração Pública pela nova Lei de Licitações 

Aprenda a elaborar na prática e com auxílio de casos reais o Documento de Oficialização/Formalização de Demanda (DOD/DFD), o PARECER da Equipe de Planejamento, os Estudos Técnicos Preliminares (ETP), a Matriz de Riscos e o Termo de Referência (TR)

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Prof. Marcos Lopes: Auditor do Supremo Tribunal Federal (STF), com especialidade em Contabilidade Pública e lotado na Sec. de Controle Interno. Atuou como Chefe da Divisão de Pagamento da Sec. de Estado de Turismo-ES e como Analista de Finanças do Min. da Saúde.

Próximas turmas ONLINE e AO VIVO:

TURMA 01

22, 23, 24 e 25 FEV 2022

13h30 às 17h30

TURMA 02

05, 06, 07 e 08 ABR 2022

13h30 às 17h30

TURMA 03

13, 14, 15 e 16 SET 2022

13h30 às 17h30

Investimento

R$ 1.490,00

Certificado e material didático digital

Carga Horária: 16 Horas

Sobre o Curso:

Este é um curso inédito e nele você aprenderá, dentro de sala de aula, a elaborar os novos instrumentos de previstos na fase preparatória da nova Lei Geral de Licitações, a Lei 14.133/2021. O grande diferencial deste treinamento é que todos estes documentos serão elaborados em sala de aula pelo instrutor, de forma totalmente prática, por meio de 4 casos reais, comuns ao dia a dia do servidor público. Para cada caso (objeto da licitação) serão desenvolvidos, por meio de um passo a passo junto aos alunos, os instrumentos necessários para a aquisição e, com isso, o participante sairá de sala de aula com um modelo replicável que poderá ser utilizado na sua rotina de trabalho para as demais contratações do dia a dia. Os casos práticos previstos para este treinamento serão a Aquisição de Equipamentos (caso 01), a Contratação de serviço de manutenção predial (caso 02), a Contratação de Pessoal para apoio administrativo na área de secretariado por meio de postos de trabalho (Caso 03) e a Contratação de organização e realização de Concurso Público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal (caso 04).

Público-alvo:

Gestores de Compra e de Material, Equipe de Apoio e Pregoeiros, Equipe de Planejamento da Contratação, Ordenadores de Despesas, Assessores Jurídicos e demais interessados e envolvidos com a logística de aquisição.

Acesse o conteúdo programático aqui:


Caso 01 – Planejamento para a Aquisição de Equipamentos:

  • Onde obter o modelo padronizado do DOD/DFD (Documento de Oficialização/Formalização de Demanda)?
  • Posso criar um modelo próprio de DOD/DFD para a minha instituição?
  • A ELABORAÇÃO do DOD na prática pelo Setor Requisitante para a aquisição de equipamentos;
  • ELABORAÇÃO DE PARECER da Equipe de Planejamento (ou unidade similar);
    • Avaliar compatibilização do Plano Anual de Aquisições – PAA (art. 12 da Lei 14.133/2021) – PAA com o Planejamento da Licitação.
  • Onde obtenho um modelo padronizado de Parecer técnico?
  • Sugestões e dicas práticas para a redação do Parecer Técnico para Aquisição de Equipamentos;
  • Elaboração do Estudo Técnico PRELIMINAR (ETP);
  • Itens obrigatórios e que devem constar no ETP;
  • Há um modelo de ETP padronizado? Onde obter?
  • Como elaborar a Matriz de Riscos da Contratação;
  • Onde posso obter um modelo sugerido para dar início a elaboração da Matriz de Riscos;
  • A Elaboração da Matriz de Riscos na prática;
  • Como me certificar que a maioria dos pontos de risco foram cobertos?
  • Obtenção de modelos de Termos de Referência;
  • Elaboração do Termo de Referência na prática;
  • Sugestões para a redação do Termo de Referência.
Caso 02 – Planejamento da Contratação de Serviços de Manutenção Predial:
  • A ELABORAÇÃO do DOD na prática pelo Setor Requisitante para a Contratação de serviço de manutenção predial;
  • ELABORAÇÃO DE PARECER da Equipe de Planejamento (ou unidade similar);
    • Avaliar compatibilização do Plano Anual de Aquisições – PAA (art. 12 da Lei 14.133/2021) – PAA com o Planejamento da Licitação.
  • Sugestões e dicas práticas para a redação do Parecer Técnico para a Contratação de Serviços de Manutenção Predial;
  • Elaboração do Estudo Técnico PRELIMINAR (ETP);
  • Itens obrigatórios e que devem constar no ETP;
  • Como elaborar a Matriz de Riscos da Contratação;
  • A Elaboração da Matriz de Riscos na prática;
  • Como me certificar que a maioria dos pontos de risco foram cobertos?
  • Elaboração do Termo de Referência na prática;
  • Sugestões para a redação do Termo de Referência para contratação de Serviços de Manutenção Predial.
Caso 03 – Contratação de apoio administrativo na área de secretariado, por meio de postos de trabalho:
  • A ELABORAÇÃO do DOD na prática pelo Setor Requisitante para a contratação de apoio administrativo na área de secretariado, por meio de postos de trabalho;
  • ELABORAÇÃO DE PARECER da Equipe de Planejamento (ou unidade similar);
    • Avaliar compatibilização do Plano Anual de Aquisições – PAA (art. 12 da Lei 14.133/2021) – PAA com o Planejamento da Licitação.
  • Sugestões e dicas práticas para a redação do Parecer Técnico para a contratação de apoio administrativo na área de secretariado, por meio de postos de trabalho;
  • Elaboração do Estudo Técnico PRELIMINAR (ETP);
  • Itens obrigatórios e que devem constar no ETP;
  • Como elaborar a Matriz de Riscos da Contratação;A Elaboração da Matriz de Riscos na prática;
  • Como me certificar que a maioria dos pontos de risco foram cobertos?
  • Elaboração do Termo de Referência na prática;
  • Sugestões para a redação do Termo de Referência para contratação de apoio administrativo na área de secretariado, por meio de postos de trabalho.
Caso 04 – Contratação de organização e realização de concurso público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal
  • A ELABORAÇÃO do DOD na prática pelo Setor Requisitante para a contratação de organização e realização de concurso público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal;
  • ELABORAÇÃO DE PARECER da Equipe de Planejamento (ou unidade similar);
    • Avaliar compatibilização do Plano Anual de Aquisições – PAA (art. 12 da Lei 14.133/2021) – PAA com o Planejamento da Licitação.
  • Sugestões e dicas práticas para a redação do Parecer Técnico para a contratação de organização e realização de concurso público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal;Elaboração do Estudo Técnico PRELIMINAR (ETP);
  • Itens obrigatórios e que devem constar no ETP;
  • Como elaborar a Matriz de Riscos da Contratação;
  • A Elaboração da Matriz de Riscos na prática;
  • Como me certificar que a maioria dos pontos de risco foram cobertos?
  • Elaboração do Termo de Referência na prática;
  • Sugestões para a redação do Termo de Referência para contratação de organização e realização de concurso público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal.





Conteúdo Programático:

Ministrante:

Marcos Lopes

Auditor do Supremo Tribunal Federal (STF), com especialidade em Contabilidade Pública e lotado na Secretaria de Controle Interno. 

Também é instrutor interno do órgão. Graduado em Ciências Contábeis e Atuariais pela UnB (Universidade de Brasília). É Especialista em Contabilidade Tributária pela Universidade dos Correios. Pós-Graduado em Gestão Pública pela IESB. Atuou como Chefe da Divisão de Pagamento da Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo; Analista de Finanças do Ministério da Saúde em Brasília; como Contador e Gerente de Administração da ECT - Empresa de Correios e Telégrafos - Regional Espírito Santo e Diretoria Administrativa em Brasília; e como Analista de Assistência à Educação - Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Formas de Pagamento:

O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto ou transferência bancária para as seguintes contas:
          Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
         Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Para pessoas físicas, estão disponíveis as opções de pagamento via Cartão de crédito e PicPay.

Dados para emissão de nota de empenho:

Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda

CNPJ: 35.963.479/0001-46

AV. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643

Plataforma de Transmissão

EAD com aulas “ao vivo”, realizado em forma de web conferência, utilizando a plataforma Zoom Profissional.

Nessa plataforma haverá interatividade entre Professor e alunos, por meio de vídeo e áudio e o acesso será realizado mediante login e senha exclusivo enviado a cada participante do treinamento.

Acesse o conteúdo programático aqui:


Caso 01 – Planejamento para a Aquisição de Equipamentos:

  • Onde obter o modelo padronizado do DOD/DFD (Documento de Oficialização/Formalização de Demanda)?
  • Posso criar um modelo próprio de DOD/DFD para a minha instituição?
  • A ELABORAÇÃO do DOD na prática pelo Setor Requisitante para a aquisição de equipamentos;
  • ELABORAÇÃO DE PARECER da Equipe de Planejamento (ou unidade similar);
    • Avaliar compatibilização do Plano Anual de Aquisições – PAA (art. 12 da Lei 14.133/2021) – PAA com o Planejamento da Licitação.
  • Onde obtenho um modelo padronizado de Parecer técnico?
  • Sugestões e dicas práticas para a redação do Parecer Técnico para Aquisição de Equipamentos;
  • Elaboração do Estudo Técnico PRELIMINAR (ETP);
  • Itens obrigatórios e que devem constar no ETP;
  • Há um modelo de ETP padronizado? Onde obter?
  • Como elaborar a Matriz de Riscos da Contratação;
  • Onde posso obter um modelo sugerido para dar início a elaboração da Matriz de Riscos;
  • A Elaboração da Matriz de Riscos na prática;
  • Como me certificar que a maioria dos pontos de risco foram cobertos?
  • Obtenção de modelos de Termos de Referência;
  • Elaboração do Termo de Referência na prática;
  • Sugestões para a redação do Termo de Referência.
Caso 02 – Planejamento da Contratação de Serviços de Manutenção Predial:
  • A ELABORAÇÃO do DOD na prática pelo Setor Requisitante para a Contratação de serviço de manutenção predial;
  • ELABORAÇÃO DE PARECER da Equipe de Planejamento (ou unidade similar);
    • Avaliar compatibilização do Plano Anual de Aquisições – PAA (art. 12 da Lei 14.133/2021) – PAA com o Planejamento da Licitação.
  • Sugestões e dicas práticas para a redação do Parecer Técnico para a Contratação de Serviços de Manutenção Predial;
  • Elaboração do Estudo Técnico PRELIMINAR (ETP);
  • Itens obrigatórios e que devem constar no ETP;
  • Como elaborar a Matriz de Riscos da Contratação;
  • A Elaboração da Matriz de Riscos na prática;
  • Como me certificar que a maioria dos pontos de risco foram cobertos?
  • Elaboração do Termo de Referência na prática;
  • Sugestões para a redação do Termo de Referência para contratação de Serviços de Manutenção Predial.
Caso 03 – Contratação de apoio administrativo na área de secretariado, por meio de postos de trabalho:
  • A ELABORAÇÃO do DOD na prática pelo Setor Requisitante para a contratação de apoio administrativo na área de secretariado, por meio de postos de trabalho;
  • ELABORAÇÃO DE PARECER da Equipe de Planejamento (ou unidade similar);
    • Avaliar compatibilização do Plano Anual de Aquisições – PAA (art. 12 da Lei 14.133/2021) – PAA com o Planejamento da Licitação.
  • Sugestões e dicas práticas para a redação do Parecer Técnico para a contratação de apoio administrativo na área de secretariado, por meio de postos de trabalho;
  • Elaboração do Estudo Técnico PRELIMINAR (ETP);
  • Itens obrigatórios e que devem constar no ETP;
  • Como elaborar a Matriz de Riscos da Contratação;A Elaboração da Matriz de Riscos na prática;
  • Como me certificar que a maioria dos pontos de risco foram cobertos?
  • Elaboração do Termo de Referência na prática;
  • Sugestões para a redação do Termo de Referência para contratação de apoio administrativo na área de secretariado, por meio de postos de trabalho.
Caso 04 – Contratação de organização e realização de concurso público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal
  • A ELABORAÇÃO do DOD na prática pelo Setor Requisitante para a contratação de organização e realização de concurso público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal;
  • ELABORAÇÃO DE PARECER da Equipe de Planejamento (ou unidade similar);
    • Avaliar compatibilização do Plano Anual de Aquisições – PAA (art. 12 da Lei 14.133/2021) – PAA com o Planejamento da Licitação.
  • Sugestões e dicas práticas para a redação do Parecer Técnico para a contratação de organização e realização de concurso público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal;Elaboração do Estudo Técnico PRELIMINAR (ETP);
  • Itens obrigatórios e que devem constar no ETP;
  • Como elaborar a Matriz de Riscos da Contratação;
  • A Elaboração da Matriz de Riscos na prática;
  • Como me certificar que a maioria dos pontos de risco foram cobertos?
  • Elaboração do Termo de Referência na prática;
  • Sugestões para a redação do Termo de Referência para contratação de organização e realização de concurso público para preenchimento de cargo do Quadro de Pessoal.