
Gestão Eletrônica de Documentos Públicos
Incluindo abordagem à LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados
Apresentação:
Esse curso é voltado para os profissionais que já implantaram a Gestão de Documentos de Arquivo e o Sistema de Gestão de Documentos. Sua organização já possui os instrumentos de Gestão de Documentos (Plano de Classificação e Manual de Tipologia) e está na fase de automatização dos processos de Gestão de Documentos por meio da implantação de um Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos de Arquivo (SGDA), interligando o mesmo aos outros Sistemas de Gestão da Organização.
O que você aprenderá:
Identificar os principais benefícios para sua organização com a implementação do SGED.
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Desenvolver um plano e determinar os recursos necessários para a implementação do SGED.
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Aplicar boas práticas para a implementação utilizando ferramentas e técnicas comprovadas.
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Implementar um SGED que permita responder melhor às necessidades gerenciais e legais da sua organização, além de iIdentificar e aplicar os requisitos de um SGED.
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Investimento:
R$ 1.690,00
Valor por pessoa.
O aluno receberá o link para acessar a sala de aula virtual, via e-mail, um dia útil anterior a data de início do treinamento.
Datas e Horários das turmas:
Turma 1:
Data: 07, 08, 09, 10 e 11 de Junho 2021
Horário: 14h00 às 18h00
Inscrições até: 01 de junho 2021
Turma 2:
Data: 23, 24, 25, 26 e 27 de Agosto 2021
Horário: 14h00 às 18h30
Inscrições até: 17 de agosto 2021
Turma 3:
Data: 08, 09, 10, 11 e 12 de Nov 2021
Horário: 14h00 às 18h00
Inscrições até: 02 de novembro 2021
Investimento: R$ 1.690,00
3x 496,67
FAÇA SUA INSCRIÇÃO:
Online & Ao Vivo
07, 08, 09, 10 e 11 de Jun 2021
Online & Ao Vivo
23, 24, 25, 26 e 27 de Ago 2021
Online & Ao Vivo
08, 09, 10, 11 e 12 de Nov 2021
Carga Horária
20 horas
Ministrante

Rosângela Cunha
Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1), atuou como chefe do Arquivo da Marinha do Brasil durante 23 anos e coordenou o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de implantação do sistema de gerenciamento eletrônico de documentos do Gov. do Estado do RJ.
Vantagens:

Credibilidade
30 anos do Instituto Esafi, auxiliando mais de 50 mil servidores públicos a tomar decisões de forma segura
Professores
Aprenda com quem tem experiência. Nossos Professores, assim como você, também são servidores públicos.


Interação
Converse em tempo real com o Professor e colegas, trocando experiências e esclarecendo todas suas dúvidas.

Via ZOOM
Utilizamos uma das plataformas mais seguras e que foi amplamente utilizada durante a Pandemia de 2020.
Por que fazer este curso?
O treinamento será ministrado por profissionais com grande experiência em implantação e auditoria de processos de Sistemas Gestão Eletrônica de Documentos e Informações em grandes corporações.
O treinamento prima pela conceituação teórica, porém seu foco principal é prático, onde o aluno aprende fazendo. Todas as técnicas apresentadas serão praticadas em sala de aula e poderão ser praticadas posteriormente em casa.
Formas de Pagamento:
O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto ou transferência bancária para as seguintes contas:
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Para pessoas físicas, estão disponíveis as opções de pagamento via Cartão de crédito e PicPay.
Dados da Esafi para emissão de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
Av. Rio Branco, 1765, Salas 05 e 06 - Praia do Canto, Vitória, ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7
"Estamos cadastrados no SICAF"
Ministrante:
ROSÂNGELA CUNHA
Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1), atuou como chefe do Arquivo da Marinha do Brasil durante 23 anos. Coordenou o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de implantação do sistema de gerenciamento eletrônico de documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Atuou como professora da Universidade Federal Fluminense - UFF, e é professora na Pós-Graduação em Gestão Eletrônica de Documentos. Consultora na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Documentos e Informação. É membro da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos - ABNT/CE-14:000,04.
Público-alvo:
Este curso é direcionado para os servidores públicos que trabalham em órgãos da administração pública, empresas públicas e privadas como um todo, administradores, analista de sistemas, arquivistas, bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação, servidores que atuam em arquivos ou desenvolvam atividades de Gestão de Documentos e demais interessados na gestão e preservação da informação.
Conteúdo programático:
Conceitos Básicos e Definições;
Normas de referência e Legislações;
Princípios da Gestão de Documentos de Arquivo;
Mapeamento de processos e Instrumentos de Gestão de Documentos;
Requisitos para sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – EARQ:
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Aspectos de Funcionalidade;
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Organização dos documentos arquivísticos: plano de classificação e tabela de temporalidade;
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Tramitação e fluxo de trabalho;
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Captura;
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Avaliação e destinação;
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Pesquisa, localização e apresentação dos documentos;
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Segurança;
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Armazenamento;
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Preservação;
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Funções administrativas;
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Usabilidade;
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Interoperabilidade;
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Disponibilidade;
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Desempenho e escalabilidade.
Metadados para Documentos de Arquivo;
Repositórios Confiáveis - Modelo Open Archival Information System (OAIS) – ISO 14.721:2012 – Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) - NBR15.472:2007;
Certificação Digital:
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Funções de hash;
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Pares de chaves e criptografia de chave pública;
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Certificados digitais;
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Aplicações dos certificados digitais;
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Infraestrutura de chaves públicas (PKI).
Análise das Soluções de ECM existentes no mercado.