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Gestão de Documentos Públicos

Incluindo abordagem à LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

Apresentação:

O curso de Gestão de Documentos Públicos foi desenvolvido para capacitar e treinar os alunos por meio de exercícios práticos, a entender como a Gestão de Documentos de Arquivo poderá contribuir com os objetivos estratégicos de qualquer organização, incluindo, ainda, a abordagem a recente Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD.

O que você aprenderá:

Descrever uma proposta de modelo para a Gestão de Documentos de Arquivo nas instituições. Um modelo adaptável que demonstre todos os benefícios e resultados positivos que o alinhamento da Gestão de Documentos pode trazer a curto, médio e longo prazo.

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Elaborar um modelo de Política de Gestão de Documentos, Matriz de Responsabilidades, Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade e Manual de Tipologia para ser implantado na sua instituição.

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Investimento:

R$ 2.890,00

Valor por pessoa.
Incluindo almoço e coffe break em todos os dias do curso, material didático e de apoio, bolsa para notebook e certificado de conclusão do treinamento.

Datas e Horários das turmas:

Turma Presencial

Mais informações em breve!

Investimento: R$ 2.890,00

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

Curso Presencial

Data em breve

Carga Horária

21 horas

Ministrante

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Rosângela Cunha

Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1), atuou como chefe do Arquivo da Marinha do Brasil durante 23 anos e  coordenou o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de implantação do sistema de gerenciamento eletrônico de documentos do Gov. do Estado do RJ.

Vantagens:

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Credibilidade

30 anos do Instituto Esafi, auxiliando mais de 50 mil servidores públicos a tomar decisões de forma segura.

Professores

Aprenda com quem tem experiência. Nossos Professores, assim como você, também são servidores públicos.

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Sala de Aula

Nada como assistir o curso dentro da sala de aula, interagindo com o Professor e esclarecendo todas as dúvidas.

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Hospedagem

Hospede-se por um preço camarada no mesmo local em que o curso será realizado. Tranquilidade e conforto nunca é demais!

POR QUE FAZER ESTE CURSO?

  1. O treinamento será ministrado por profissional com grande experiência em implantação e auditoria de processos de Sistemas de Informações em grandes corporações; 

  2. O treinamento prima pela conceituação teórica, porém seu foco principal é prático, onde o aluno aprende fazendo. Todas as técnicas apresentadas serão praticadas em sala de aula e poderão ser praticadas posteriormente em casa.

  3. Os alunos receberão desafios durante o treinamento para testarem  os conhecimentos adquiridos.

Formas de Pagamento:

O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto ou transferência bancária para as seguintes contas:
         
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
         
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Para pessoas físicas, estão disponíveis as opções de pagamento via
Cartão de crédito e PicPay.

Dados da Esafi para emissão de empenho:

Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
Av. Rio Branco, 1765, Salas 05 e 06 - Praia do Canto, Vitória, ES

CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7

"Estamos cadastrados no SICAF"

Ministrante:

ROSÂNGELA CUNHA

Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1), atuou como chefe do Arquivo da Marinha do Brasil durante 23 anos. Coordenou o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de implantação do sistema de gerenciamento eletrônico de documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Atuou como professora da Universidade Federal Fluminense - UFF, e é professora na Pós-Graduação em Gestão Eletrônica de Documentos. Consultora na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Documentos e Informação. É membro da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos - ABNT/CE-14:000,04.

 

Público-alvo:

Este curso é direcionado para os servidores públicos que trabalham em órgãos da administração pública, empresas públicas e privadas como um todo, administradores, analista de sistemas, arquivistas, bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação, servidores que atuam em arquivos ou desenvolvam atividades de Gestão de Documentos e demais interessados na gestão e preservação da informação.

Conteúdo programático:

 

A GESTÃO DE CONTEÚDOS E AS FERRAMENTAS QUE AUXILIAM A GESTÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS: RESUMO, INDEXAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

  • Conceitos relacionados às atividades de elaboração de resumo, indexação e classificação para introduzir o participante ao domínio dessas ferramentas de tratamento da informação;

  • A importância da gestão de conteúdo das redes mundiais.

 

TÉCNICAS DE LEITURA DE DOCUMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS:

  • Leitura técnica: método para compreender conteúdos arquivísticos e potencializar a representação desses conteúdos;

  • O texto e o contexto dos documentos públicos: a intertextualidade e as relações entre os documentos e o contexto em que se inserem.

 

COMO REDIGIR RESUMOS INDICATIVOS: APLICAÇÃO DA NBR 6028 – INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – RESUMO – APRESENTAÇÃO:

  • Quais os tipos de resumo?
    Definições apresentadas pela NBR 6028;
    Para que servem os resumos indicativos;
    Tipos e funções;
    Regras gerais de apresentação;
    A redação do resumo: exemplos de resumos indicativos.

 

COMO INDEXAR DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS: MÉTODOS PARA ANÁLISE, DETERMINAÇÃO DE ASSUNTOS E SELEÇÃO DE TERMOS – COM BASE NA NBR 12.676:

  • Por que a indexação é fundamental para a gestão de conteúdo?

  • Definições dos atributos do processo de indexação;

  • Vocabulários controlados: noções da ISO 25.964-1 – information and documentationThesauri and teroperability with other vocabularies – Part 1: Thesauri for information retrieval;

  • Estágios da indexação;

  • Análise dos documentos de arquivo;

  • Identificação dos conceitos;

  • Seleção de termos;

  • Controle de qualidade.

 

CLASSIFICAÇÃO APLICADA A DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS:

  • Por que precisamos da classificação?

  • Definições dos atributos do processo de classificação;

  • Dos planos de classificação: os modelos de referência disponível no mercado;

  • Metodologia de estruturação de planos: como facilitar a navegabilidade dos instrumentos classificatórios;

  • O arranjo dos arquivos intermediários (arquivos centrais ou gerais) após a aplicação do plano de classificação o atendimento ao cliente nas demandas de desarquivamento;

  • A classificação arquivística e a aplicação da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.
     

OFICINAS DE TRABALHO:

  • Os trabalhos das oficinas ocorrerão, de forma alternada, entre a teoria e a prática. Com isso, haverá maior interatividade entre os participantes e o facilitador para aplicação dos conhecimentos de elaboração de resumos indicativos, indexação e classificação. Os gêneros documentais objetos das oficinas serão filmes, músicas, artigos, documentos arquivísticos impressos, corrigidos durante o curso como forma de sedimentação do aprendizado.