Apresentação:
Neste curso iremos capacitar e treinar os alunos, por meio de exercícios práticos, a entender como a Gestão de Documentos de Arquivo poderá contribuir com os objetivos estratégicos de qualquer organização, sendo um diferencial num mercado competitivo.
O que você aprenderá:
Descrever uma proposta de modelo para a Gestão de Documentos de Arquivo nas instituições. Um modelo adaptável que demonstre todos os benefícios e resultados positivos que o alinhamento da Gestão de Documentos pode trazer a curto, médio e longo prazo.
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Elaborar um modelo de Política de Gestão de Documentos, Matriz de Responsabilidades, Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade e Manual de Tipologia para ser implantado na sua instituição.
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Vantagens:

Credibilidade
30 anos do Instituto Esafi, auxiliando mais de 50 mil servidores públicos a tomar decisões de forma segura
Professores
Aprenda com quem tem experiência. Nossos Professores, assim como você, também são servidores públicos.


Interação
Converse em tempo real com o Professor e colegas, trocando experiências e esclarecendo todas suas dúvidas.

Via ZOOM
Utilizamos uma das plataformas mais seguras e que foi amplamente utilizada durante a Pandemia de 2020.
TURMA ABERTA SOB DEMANDA
Clique abaixo, envie um e-mail de interesse e faremos o possível para a realizar este curso.
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Carga Horária
16 horas
Ministrante

Rosângela Cunha
Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1), atuou como chefe do Arquivo da Marinha do Brasil durante 23 anos e coordenou o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de implantação do sistema de gerenciamento eletrônico de documentos do Gov. do Estado do RJ.
Formas de Pagamento:
O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto ou transferência bancária para as seguintes contas:
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Para pessoas físicas, estão disponíveis as opções de pagamento via Cartão de crédito e PicPay.
Dados da Esafi para emissão de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento Ltda
Av. Rio Branco, 1765, Salas 05 e 06 - Praia do Canto, Vitória, ES
CNPJ: 35.963.479/0001-46 | Inscrição Municipal: 038.206-7
"Estamos cadastrados no SICAF"
Ministrante:
ROSÂNGELA CUNHA
Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1), atuou como chefe do Arquivo da Marinha do Brasil durante 23 anos. Coordenou o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de implantação do sistema de gerenciamento eletrônico de documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Atuou como professora da Universidade Federal Fluminense - UFF, e é professora na Pós-Graduação em Gestão Eletrônica de Documentos. Consultora na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Documentos e Informação. É membro da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos - ABNT/CE-14:000,04.
Público-alvo:
Este curso é direcionado para os servidores públicos que trabalham em órgãos da administração pública, empresas públicas e privadas como um todo, administradores, analista de sistemas, arquivistas, bibliotecários, profissionais de tecnologia da informação, servidores que atuam em arquivos ou desenvolvam atividades de Gestão de Documentos e demais interessados na gestão e preservação da informação.
Conteúdo programático:
A GESTÃO DE CONTEÚDOS E AS FERRAMENTAS QUE AUXILIAM A GESTÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS: RESUMO, INDEXAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
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Conceitos relacionados às atividades de elaboração de resumo, indexação e classificação para introduzir o participante ao domínio dessas ferramentas de tratamento da informação;
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A importância da gestão de conteúdo das redes mundiais.
TÉCNICAS DE LEITURA DE DOCUMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS:
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Leitura técnica: método para compreender conteúdos arquivísticos e potencializar a representação desses conteúdos;
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O texto e o contexto dos documentos públicos: a intertextualidade e as relações entre os documentos e o contexto em que se inserem.
COMO REDIGIR RESUMOS INDICATIVOS: APLICAÇÃO DA NBR 6028 – INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – RESUMO – APRESENTAÇÃO:
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Quais os tipos de resumo?
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Definições apresentadas pela NBR 6028;
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Para que servem os resumos indicativos;
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Tipos e funções;
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Regras gerais de apresentação;
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A redação do resumo: exemplos de resumos indicativos.
COMO INDEXAR DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS: MÉTODOS PARA ANÁLISE, DETERMINAÇÃO DE ASSUNTOS E SELEÇÃO DE TERMOS – COM BASE NA NBR 12.676:
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Por que a indexação é fundamental para a gestão de conteúdo?
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Definições dos atributos do processo de indexação;
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Vocabulários controlados: noções da ISO 25.964-1 – information and documentation – Thesauri and teroperability with other vocabularies – Part 1: Thesauri for information retrieval;
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Estágios da indexação;
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Análise dos documentos de arquivo;
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Identificação dos conceitos;
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Seleção de termos;
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Controle de qualidade.
CLASSIFICAÇÃO APLICADA A DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS:
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Por que precisamos da classificação?
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Definições dos atributos do processo de classificação;
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Dos planos de classificação: os modelos de referência disponível no mercado;
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Metodologia de estruturação de planos: como facilitar a navegabilidade dos instrumentos classificatórios;
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O arranjo dos arquivos intermediários (arquivos centrais ou gerais) após a aplicação do plano de classificação o atendimento ao cliente nas demandas de desarquivamento;
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A classificação arquivística e a aplicação da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.
OFICINAS DE TRABALHO:
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Os trabalhos das oficinas ocorrerão, de forma alternada, entre a teoria e a prática. Com isso, haverá maior interatividade entre os participantes e o facilitador para aplicação dos conhecimentos de elaboração de resumos indicativos, indexação e classificação. Os gêneros documentais objetos das oficinas serão filmes, músicas, artigos, documentos arquivísticos impressos, corrigidos durante o curso como forma de sedimentação do aprendizado.