SOBRE O EVENTO
A realização da Semana Nacional de Administração Orçamentária e Financeira, pela Esafi - Escola de Administração e Treinamento, tem por objetivo tornar mais eficiente a alocação e a aplicação dos recursos públicos e de tornar mais racionais os gastos governamentais com vistas a fortalecer a integração entre os Órgãos Públicos, de forma a aproximar os governos Federal, Estadual e Municipal. Esse intercâmbio de ideias e a troca de informações na área de Orçamento e Planejamento, permitirão aos participantes conhecer a realidade da gestão das finanças públicas no Brasil, promovendo, também, o aprimoramento contínuo do sistema orçamentário.
O objetivo da semana é atualizar, aperfeiçoar, gerar conhecimento acerca da administração financeira, dotando os servidores de ferramentas relativas ao planejamento e ao orçamento, trazendo capacitação aos agentes públicos envolvidos com as atividades próprias do ciclo de gestão de recursos públicos e com a governança.
A Semana Nacional de Administração Orçamentária e Financeira será um espaço dedicado a aplicação de novas ideias e ao aperfeiçoamento das rotinas de trabalho da gestão pública.
A reconhecida capacidade e qualificação dos palestrantes convidados, assegurará o alto nível dos debates e irá beneficiar a eficiência e a melhoria dos gastos públicos.
No momento atual é essencial que os responsáveis pela formulação e gestão de finanças públicas disponham das melhores técnicas e ferramentas capazes de atingir a máxima eficiência no processo de alocação de recursos, favorecendo o aperfeiçoamento contínuo do sistema de planejamento, orçamento e gestão, com vistas à prestação de melhores serviços a sociedade e à transparência da gestão orçamentária, de forma a desempenhar o importante papel de fortalecer a integração das entidades públicas. Este será o ponto focal da Semana Nacional de Administração Orçamentária e Financeira.
CARGA HORÁRIA: 28 horas
Valor ex-participante
R$ 4.290,00
Promocional - até 10/09:
R$ 4.490,00
1º lote - até 29/09:
R$ 4.690,00
2º lote - a partir de 30/09:
R$ 4.890,00
Incluso: Certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço.
Carga Horária: 28 horas
Duração: 4 dias
Horário: 08h30 às 17h00
QUEM DEVE PARTICIPAR?
Administradores e gestores de recursos públicos. Servidores lotados nas áreas de Contabilidade, Planejamento, Orçamento, Finanças, Materiais, Patrimônio, Controle Interno e afins, das esferas Federal, Estadual e Municipal, dos três Poderes, entidades do Sistema “S”, empresas públicas e Conselhos de Categorias Profissionais.
Servidores que atuem em rotinas de planejamento, administração, programação e execução orçamentária e financeira, na elaboração das peças orçamentárias, bem como os responsáveis pelos processos de compras e contratação de serviços, controle interno, controle externo e auditoria.
Servidores que atuem no processo de aquisições e membros do setor de licitações e contratos, comissão de licitação e pregoeiros, para que estes conheçam o mecanismo de programação orçamentária e financeira com que irão atuar no momento das compras públicas.
INSTRUTORES
Conheça um pouco mais dos melhores profissionais da área de orçamento e finanças:
Alessandro Reis: Consultor, professor e palestrante na área de convênios para celebração de instrumentos de repasse. Atua na Elaboração de Projetos para captação de recursos por meio das Transferências Voluntárias. Responsável pelo material e execução das capacitações da Rede Escola de Governo do Rio Grande do Sul.
Especialista em Projetos SOCIAIS, com 20 anos de experiência, na área de captação de recursos, monitoramento de contratos de gestão e termos de parceria para entidades privadas sem fins lucrativos (OS e OSCIPS), desenvolvendo planos estratégicos de desenvolvimento para instituições do terceiro setor.
Érica Ramos de Albuquerque: Contadora Federal e servidora pública com experiência de mais de 20 anos. Doutoranda e mestra em Ciências Contábeis na área de atuação de Contabilidade aplicada ao Setor Público. Atualmente é a Contadora Responsável da Justiça Militar da União. Na administração Pública, atuou nas áreas contábil, orçamentária, de licitações, execução orçamentária e financeira, responsabilidade fiscal e gestão patrimonial. Atuou na assessoria técnica das Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, área responsável pela edição do Manual de Demonstrativos Fiscais e do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, ambos editados pela STN e pela coordenação dos Grupos Técnicos de Padronização de Relatórios e de Padronização de Procedimentos Contábeis, que debatem o conteúdo dos manuais com representantes da União, Estados e Municípios. É professora das disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento Público, Lei de Responsabilidade Fiscal, Gestão Patrimonial, Matriz de Saldos Contábeis (Siconfi e SIAFIC), Conformidade Contábil, Custos no Setor Público, Siafi e Siafem.
Heloísa Helena Godinho: Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Mestre em Administração Pública, Políticas Públicas e Gestão Governamental (IDP/UNB). Diretora Institucional do IBDA – Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Diretora Financeira do IDAG – Instituto de Direito Administrativo de Goiás. Diretora de Controle Externo da AUDICON – Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas. Professora convidada de cursos de pós-graduação (ESA/UFG, IGD, Rede Juris, Uni-Anhanguera, IDH/BID, CERS/Estácio, Proordem, Ed. Fórum Cursos). Instrutora em Escolas de Governo (Escola Superior do Ministério Público da União, Escola Superior da Magistratura, Escolas de Contas dos Tribunais de Contas). Instrutora do Instituto Rui Barbosa – IRB. Editora Executiva e Presidente do Conselho Editorial da Revista Controle Externo do TCE-GO/Ed. Fórum. Membro do INCP - Instituto Nacional da Contratação Pública. Publica artigos em obras coletivas, revistas e sites. Coordenadora de obras coletivas editadas pela Fórum. Palestrante.
Fabiano de Figueiredo Araújo: Procurador-Geral Adjunto de Consultoria de Pessoal, Normas e Patrimônio – PGFN. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília. Especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Procurador da Fazenda Nacional. Professor Universitário. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Econômico, Direito Financeiro e Direito Administrativo.
Paulo Henrique Feijó: Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília UNB, com pós graduação em Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas FGV é Auditor de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, com atuação na Coordenação Geral de Programação Financeira de 1993 a 2006 e Contador Geral da União de 2006 a 2010. Tem participado de diversas iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas, especialmente nos aspectos relacionados com a administração do caixa, a programação e execução financeira, a apuração dos resultados fiscais e contabilidade aplicada ao setor público. Participa de atividades de capacitação de gestores públicos em todo o País e é professor da disciplina Administração Orçamentária e Financeira, Responsabilidade Fiscal e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
PROGRAMAÇÃO
1º Dia - 21 de novembro de 2023 (terça-feira):
A partir de 08h00 - Credenciamento (hall de convenções - hotel);
08h30 às 09h00 - Abertura e informações iniciais;
09h00 às 12h00 – O Modelo Orçamentário Brasileiro (PPA, LDO, LOA e crédito adicionais) como instrumento de execução das políticas públicas
Professora Érica Albuquerque
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Aspectos Conceituais;
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A natureza do planejamento governamental;
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Indicadores de desempenho;
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PPA e a Governança no Setor Público;
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Alinhamento do Planejamento Estratégico e o PPA;
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Participação Social e Transparência do PPA;
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Elaboração do PPA (primeiro ano de mandato do Poder Executivo):
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PPA 2024 – 2027
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Monitoramento e Avaliação do PPA nos estados e municípios;
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Integração do PPA e LDO
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Principais Aspectos da LDO segundo a Constituição e a LRF
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LDO e o Teto de Gastos no Setor Público
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Direcionamento da LDO para a LOA
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Noção Geral da LOA e as suas alterações por meio de Créditos Adicionais
12h00 às 13h30 - Almoço no restaurante do hotel;
13h30 às 16h30 – Limites jurídicos para geração de despesa pública
Professor Fabiano Araújo
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A estrutura jurídica orçamentária como meio de viabilização de políticas públicas:
(i) Natureza Jurídica do Orçamento; (ii) Funções do Orçamento e (iii) Princípios Orçamentários. -
Regras Jurídicas Constitucionais para construção de políticas geradoras de despesa pública:
(i) Coerência entre as leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA); (ii) Itinerário constitucional para modelagem de despesas de pessoal, da Seguridade Social, de infraestrutura/investimentos e de despesas relativas a subvenções sociais/econômicas (Capítulo II do Título VI da Constituição, art. 113 ADCT, entre outros preceitos) -
Regras contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal para geração de despesa.
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Modelagem da execução orçamentária e a lei de diretrizes orçamentárias.
16h30 às 17h00 - Encerramento e informações finais.
2º dia: 22 de novembro de 2023 (quarta-feira):
08h30 às 09h00 - Abertura e informações iniciais;
09h00 às 12h00 – A Execução Orçamentária e Financeira e o seu impacto contábil de forma integrada
Professora Érica Albuquerque
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Visão Macro da Execução Orçamentária e Financeira e o seu impacto contábil;
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Alinhamento do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público com foco na natureza da informação contábil;
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Entendendo a Gestão Financeira no Setor Público: Decreto de Execução Orçamentária e Financeira, Programação Financeira, Disponibilidade Financeira, Cronograma de Desembolsos, Liberação de Cotas, Recursos Vinculados e o detalhamento por fonte de recursos;
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Estágios (fases e etapas) da Execução da Despesa e da Receita impacto contábil;
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Visão da Execução Orçamentária e financeira nas Demonstrações Contábeis e a importância da correta classificação e o impacto do regime de competência.
12h00 às 13h30 - Almoço no restaurante do hotel;
13h30 às 16h30 – Execução da Despesa Orçamentária, Restos a Pagar e Despesas de Exercícios anteriores
Professor Paulo Feijó
Execução da Despesa Orçamentária:
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Integração do PPA e LDO
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Etapas da Execução da Despesa;
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Sanções em caso de desrespeito ao Ordenamento Institucional;
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Reconhecimento da Despesa Orçamentária.
Encerramento do Exercício:
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Fundamentos;
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O que são Restos a Pagar;
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Inscrições em Restos a Pagar em final de mandato;
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Observância da ordem cronológica dos pagamentos;
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Valor da despesa inscrita em Restos a Pagar;
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Cancelamento de Restos a Pagar;
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Vigência dos Restos a Pagar;
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Prescrição de Restos a Pagar;
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Orientações para início de nova administração;
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Despesas de exercícios anteriores;
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Superávits Financeiros de exercícios anteriores.
16h30 às 17h00 - Encerramento e informações finais.
3º Dia: 23 de novembro de 2023 (quinta-feira):
08h30 às 09h00 - Abertura e informações iniciais.
09h00 às 12h00 – As repercussões da LRF na Gestão Pública e os desafios diante dos contingenciamentos e remanejamentos orçamentários: como equilibrar os contratos?
Professora Heloísa Helena Godinho
A LRF e as repercussões na gestão pública:
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Planejamento financeiro-orçamentário;
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O equilíbrio financeiro-orçamentário;
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Regras de execução financeiro-orçamentária: contingenciamentos e remanejamentos;
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Regras financeiro-orçamentárias para as contratações públicas: do planejamento à execução contratual.
Fundamentos da contratação pública sob a ótica do Direito Financeiro:
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Funções das contratações públicas: administrativo-gerenciais, implementadoras de políticas públicas e fomento, indutoras de avanços tecnológicos e competitividade empresarial;
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Relevância material das aquisições e fatos típicos: atividade financeira, atividade administrativa e atividade político-estratégica;
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Planejamento das contratações e as obrigações financeiro-orçamentárias: aquisições ordinárias e emergenciais; planos; riscos e alterações que impactam no planejamento;
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Equilíbrio dos contratos firmados pela Administração Pública: tipos de contratos, seletividade dos objetos, soluções possíveis.
Zona de interseção entre os temas: aspectos jurídicos e práticos.
12h00 às 13h30 - Almoço no restaurante do hotel.
13h30 às 16h30 – A operacionalização das Emendas Parlamentares, o Orçamento Impositivo e a prestação de Contas dos Convênios
Professor Alessandro Reis
A Constituição e as Emendas:
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Art. 166, §§ 9º a 11 e §§ 13 a 19, e art. 166-A.
Orçamento Geral da União:
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Funcional Programática;
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Classificação Orçamentária da Receita e Despesa;
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Estrutura da programação orçamentária;
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Tipos de programas e suas integrações com as ações orçamentárias;
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Tipos e identificação de emendas;
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O processo legislativo de emendas;
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O SIOP e as Emendas;
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Ciclo orçamentário e as Emendas.
Emendas Parlamentares:
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Emendas de comissão e comissão mista permanente;
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Emendas de relator-geral;
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Emendas de bancada estadual de execução obrigatória;
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Emendas individuais de execução obrigatória.
Convênios e Instrumentos de Repasse:
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A Plataforma transfere.gov.br;
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A nova lei de licitações e os convênios públicos;
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As proposições para nova legislação de convênios;
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Obras e serviços de engenharia e o gestor de convênios;
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A Prestação de Contas e a execução de convênio.
16h30 às 17h00 - Encerramento e informações finais.
4º Dia: 24 de novembro de 2023 (sexta-feira):
08h30 às 09h00 - Abertura e informações iniciais;
09h00 às 12h00 – Execução da Receita Orçamentária e Guia de Recolhimento da União – GRU
Receita Pública:
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Conceito e Estágios;
Classificações da receita:
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Por categoria econômica, por natureza de receita e por fonte de recursos.
Documentos de ingressos na Conta Única
Consultando a natureza de receita no Manual Técnico de Orçamento (MTO)
Conhecendo a Guia de Recolhimento da União (GRU):
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Códigos de recolhimento e destinação da arrecadação.
Tipos de GRU;
Consultando códigos de recolhimento da GRU:
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Parametrizando e homologando códigos de recolhimento
Sistema de Gestão de Recolhimento da União (SISGRU).
12h00 às 13h30 - Almoço no restaurante do hotel.
13h30 às 16h30 – Execução da Despesa Orçamentária
Despesa pública:
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Conceito;
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Estágios;
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Distinção entre crédito e recurso;
Classificações orçamentárias da despesa
Execução:
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Programação financeira;
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Contingenciamentos e limitação de empenho.
Retificações orçamentárias (créditos adicionais)
Restos a pagar
Noções de suprimento de fundos.
16h30 às 17h00 - Encerramento e entrega de certificados;

LOCAL DO EVENTO:
BRASÍLIA/DF
BRASÍLIA IMPERIAL HOTEL
St. Hoteleiro Sul Q. 3 - Asa Sul, Brasília - DF, 70313-000
Reservas (61) 3425-0000
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Formas de Pagamento
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária ou PIX:
Banco do Brasil: Ag. 0021-3 | Cc. 104154-1
Caixa Econômica Federal: Ag. 1564 | Cc. 908-8 (Operação 003)
Para pessoas físicas, estão disponíveis as opções de pagamento via Cartão de crédito e PicPay.
Dados para emissão de nota de empenho:
Esafi - Escola de Administração e Treinamento LTDA
CNPJ: 35.963.479/0001-46
Av. Rio Branco, 1765, Salas 205 e 206 - Praia do Canto, Vitória, ES - CEP: 29055-643